Acesse nossas flores anteriores

Série "Trepadeiras  para todas as estações"

 TREPADEIRA-JADE AZUL

NOMES POPULARES:   trepadeira-jade, trepadeira-filipina   
                                                                                               
 
NOME CIENTÍFICO:   Strongylodon macrobotrys
                             
FAMÍLIA:                  Fabáceas

DESCRIÇÃO:              Trepadeira florífera perene e vigorosa, nativa da Ásia. Bastante ramificada, possui caule grosso e ramos finos, podendo alcançar muitos metros de altura. A folhagem é abundante o ano todo. As folhas são compostas de três folíolos, como os trevos; as flores, em formato de garra, têm coloração entre o verde e o azul e se apresentam em longos cachos pendentes. A planta atrai beija-flores.

CULTIVO:                  Plante em solo rico em matéria orgânica, em local de sol pleno ou meia-sombra. Vai bem em regiões de clima tropical, não tolerando invernos frios. Recomendam-se regas regulares e adubação com NPK 10-10-10 na primavera e verão, conforme indicação da embalagem do produto.  Podas no final do período de floração ajudam a controlar o crescimento excessivo.

FLORAÇÃO:             O florescimento ocorre na primavera-verão mas os primeiros cachos com botões já surgem no final do inverno, como foto abaixo.

PROPAGAÇÃO:        Multiplica-se por sementes, estaquia, mergulhia ou estacas.

USOS
:
              Sendo trepadeira de crescimento vigoroso, requer um tutor forte onde se apoiar. Para que a beleza dos cachos pendentes possa ser melhor apreciada, recomenda-se que a planta seja cultivada junto a caramanchões ou pérgolas e não sobre treliças e muros. Na foto abaixo à esquerda, por falta de espaço, a trepadeira foi plantada junto a um muro alto e tem, assim, grande parte de seus cachos escondidos pela ramagem, ao contrário da foto da direita, que  exibe a floração em todo seu esplendor.

   

          Siga-nos no