Acesse nossas flores anteriores

Série "Trepadeiras  para todas as estações"

VIUVINHA

NOMES POPULARES:   viuvinhaflor-de-são-miguel, petreia,   
                                                                                               
 
NOME CIENTÍFICO:    Petrea volubilis 
                                
FAMÍLIA:                   Verbenáceas

DESCRIÇÃO:          A viuvinha é uma trepadeira florífera semilenhosa vigorosa, nativa do Brasil. Chega a alcançar 5 m de altura, mas os ramos flexíveis precisam do amparo de pérgolas, grades ou cercas para se sustentarem.  As folhas possuem superfície áspera e margens lisas; as flores, reunidas em inflorescências, podem ser azul-arroxeadas ou brancas, estas últimas, mais raras.

 CULTIVO:                Plante em solo rico em matéria orgânica, em local de sol pleno. Vai bem em regiões de clima tropical, subtropical e temperado quente. Exige poucos cuidados além de regas regulares; se beneficia com adubação NPK10-10-10 a cada 15 dias, durante o período de floração. Seu crescimento é rápido mas é facilmente controlado com podas ocasionais.

FLORAÇÃO:             O florescimento ocorre no inverno e na primavera. As inflorescências ou cachos possuem inúmeras flores com 5 pétalas estreitas e curvas azul-arroxeadas  ou brancas, no cultivar "Alba".

PROPAGAÇÃO:        Multiplica-se facilmente por sementes; a reprodução por estaquia é mais difícil.

USOS
:
              Sendo trepadeira vigorosa, de crescimento meio desordenado, requer um tutor onde se apoiar. Oferece belo espetáculo de cor quando em flor.

          Siga-nos no