Acesse nossas flores anteriores

Série "Trepadeiras  para todas as estações"

 AMOR-AGARRADINHO

      
Antigonon leptopus

NOMES POPULARES:   entre vários outros, rosa-da-montanha, amor-entrelaçado, mimo-do-céu.                                                                                           
NOME CIENTÍFICO:   Antigonon leptopus   Antigonon guatemalense
                               
FAMÍLIA:                   Poligonáceas

DESCRIÇÃO:          O amor-agarradinho, originário do México, é uma bela trepadeira perene de crescimento moderado; possui ramos finos com gavinhas que permitem que a planta se enrosque em todo apoio que encontrar. As folhas, em formato de coração, são verde-claras e recobertas de leve penugem; as flores, em grandes inflorescências, são róseas ou brancas, pequenas e de longa duração. A espécie Antigonon guatemalense,  originária da Guatemala, é mais rara entre nós, não tolera o frio e possui flores maiores, lembrando pequenas rosinhas que misturam o branco a tons de rosa.

 CULTIVO:                É cultivada em todo o país, desde que em local a sol pleno; embora não demande um tipo especial de solo nem cuidados especiais de cultivo, a planta se beneficia com a adição de composto orgânico na cova de plantio e com a aplicação de NPK 4-14-8 no inverno. Lembre-se de garantir regas regulares se as chuvas tardarem no verão.

FLORAÇÃO:            O florescimento  da espécie A. leptopus acontece na primavera e no verão ao passo que o da espécie A. guatemalense  ocorre no verão e outono. Ambas oferecem belo espetáculo durante a florada e são muito procuradas por abelhas.

PROPAGAÇÃO:       Multiplica-se a partir de estacas, sementes e alporque.

USOS
:
              Plantada no solo, produz belo efeito no revestimento de muros, grades e cercas.


Antigonon guatemalense

Siga-nos no