Acesse nossas flores anteriores

LÁGRIMA-DE-CRISTO


NOME POPULAR:    Lágrima-de-cristo, clerodendro-trepador

NOME CIENTÍFICO: Clerodendron thomsonae

FAMÍLIA:                Verbenáceas

DESCRIÇÃO:       Trepadeira volúvel muito decorativa, originária da África Ocidental. É uma planta semi-lenhosa, perene, de crescimento moderado. Gosta de locais bem iluminados mas não expostos ao sol das horas mais quentes do dia. Não suporta geadas. Possui  folhas verde-escuras ovais com nervuras profundas e inflorescências  pendentes, formadas por flores vermelhas envolvidas por cálice branco.  Existe também a variedade com cálices rosa.   

FLORAÇÃO:         Durante a primavera e o verão.   

PROPAGAÇÃO:       A propagação se faz por alporquia ou por estacas  feitas com pontas de ramos, postas a enraizar em local protegido.

CULTIVO:            Plante em substrato feito com 1 parte de terra de jardim,
 1 parte de areia de construção e 1 parte de composto orgânico, como húmus de minhoca . Durante a floração, aplique de quinze em quinze dias fertilizante líquido para flores, na quantidade recomendada pelo fabricante. Suspenda a aplicação nos meses de inverno. Mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado.
  

USOS:             Própria para plantio no solo ou em vasos. Suas longas ramagens necessitam de algum tipo de suporte, como treliça, grade ou pergolado.