Acesse nossas flores anteriores

AMOR-PERFEITO

   

NOME POPULAR: amor perfeito, amor-perfeito-de-jardim.

NOME CIENTÍFICOFamília - Violáceas.  Gênero - Viola.  Espécie - Viola  x wittrockiana.

DESCRIÇÃO: A planta é originária da Ásia e Europa, regiões de clima temperado, mas se adaptou perfeitamente ao nosso clima subtropical e tropical. É uma herbácea híbrida  que alcança cerca de 20 a 30 cm de altura. As flores possuem manchas escuras, que lembram um rosto humano, e se apresentam em belas combinações de cores variadas: entre outras, branco, roxo, amarelo, azul e rosa. Embora seja planta perene, é cultivada como anual, devendo ser semeada novamente a cada ano.  

FLORAÇÃO: As flores surgem durante os meses do inverno e primavera.

PROPAGAÇÃO: Por sementes; prepare as sementeiras durante o outono. No sul do país, pode ser semeada ainda em Agosto e Setembro.

CULTIVO: O amor-perfeito é uma planta de fácil cultivo. Vai bem  à meia-sombra e também ao sol, desde que não esteja exposta ao sol das horas mais quentes do dia.  Gosta de solo leve, rico em matéria orgânica e regas freqüentes. A terra em volta da planta deve ser afofada regularmente para evitar a compactação do solo. 

USOS: Pela sua beleza, o amor-perfeito é usado não só em vasos e floreiras mas também para compor canteiros,  bordaduras e grandes maciços.