Acesse nossas flores anteriores 

BICO-DE-PAPAGAIO

NOME POPULAR:    Bico-de-papagaio, poinsétia

NOME CIENTÍFICO: Euphorbia pulcherrima

FAMÍLIA:                Euforbiáceas

DESCRIÇÃO:       Arbusto semi-lenhoso, rústico, resistente e elegante, que alcança  cerca de 3 m de altura.  A copa é formada por galhos longos pouco ramificados, com folhas  de 10 a 20 cm, que caem no inverno. Chama a atenção pelo colorido vivo de suas pseudo flores. Possui  seiva leitosa que é tóxica quando em contato com os olhos ou mucosa bucal.   

FLORAÇÃO:         Do outono ao inverno. As pseudo flores, de grande valor decorativo, são na verdade folhas modificadas, também chamadas brácteas, formadas em torno da verdadeira inflorescência, de cor amarelada e sem valor ornamental. Brancas, róseas ou rubras, elas podem ser simples ou dobradas e ter formatos variados: elíticas, arredondadas, encrespadas ou em tufo. Cultivada comercialmente em vasos em estufas, floresce o ano todo.  

PROPAGAÇÃO:       Por estacas  resultantes da poda que se realiza ao final  da floração.

CULTIVO:           Gosta de sol pleno e solo fértil; é de fácil cultivo e crescimento rápido, mas não suporta geadas. Dentro de casa, deve receber luz solar direta parte do dia.  

USOS:             Pode ser plantada no solo ou em vasos. As cultivadas comercialmente em estufas são muito usadas em decorações natalinas.