Acesse nossas flores anteriores

MARICÁ 

NOME CIENTÍFICO:   Mimosa bimucronata                               

NOMES POPULARES:    maricá, silva, espinheiro, espinheiro-de-cerca

FAMÍLIA:                   Leguminosae-Mimosoideácea

DESCRIÇÃO:           Nativa da mata Atlântica costeira do Brasil, a maricá é uma árvore decídua  rústica, espinhenta e muito ramificada, de crescimento bastante rápido, que pode atingir 10m ou mais de altura . Sua presença, pouco notada durante a maior parte do ano, é ressaltada durante o verão, quando a copa se torna toda esbranquiçada graças às inflorescências pequenas  em formato de pom-pom. Quem desce para a baixada santista nesta época do ano pode identificá-la de longe no meio da mata densa. 

CULTIVO:                Requer solo úmido e brejoso e sol pleno. 

FLORAÇÃO:                A floração ocorre no verão. As flores, reunidas em inflorescências, são brancas ou bege e os frutos, bastante vistosos, são vermelho-tijolo.

PROPAGAÇÃO:        A partir de sementes, postas para germinar, assim que colhidas, em  substrato arenoso e a pleno sol. A germinação ocorre entre 2 e 4 semanas.

USOS
:
             Por ser muito espinhenta, não é indicada para pequenos espaços; tem uso frequente como cerca-viva em divisas de propriedades. A madeira é usada em marcenarias, carpintarias e como lenha.

   

VOCÊ ENCONTRA OUTRAS PLANTAS NO
"CALENDÁRIO DO JARDIM 2015", SEU GUIA DE JARDINAGEM CASEIRA. 
PEÇA O SEU, CLICANDO NO LINK "FAÇA SEU PEDIDO"