Acesse nossas flores anteriores

HAWORTHIA 

NOME CIENTÍFICO:   Haworthia attenuata                               

NOMES POPULARES:    planta zebra, havórtia

FAMÍLIA:                   Xanthorrhoeaceas

DESCRIÇÃO:          A H. attenuata  pertence ao grande grupo das plantas suculentas, encontradas em várias famílias botânicas e originárias, na maior parte, de regiões quentes e secas do planeta, onde a chuva é pouca ou apenas sazonal. Essas plantas acumulam água em suas folhas como meio de sobreviver a longos períodos de estiagem.  Originária da África, a H. attenuata  possui folhas curtas e rijas, com linhas brancas horizontais, dispostas em roseta de cerca de 10 cm de diâmetro e altura.  As flores, esbranquiçadas e com pouco menos de 2cm, formam-se ao longo de pedúnculos muito finos, porém resistentes, que alcançam  50cm ou mais  de comprimento. Embora de importância secundária, a leveza das flores contrasta com a rigidez das folhas e dá à planta um encanto especial nesta época do ano. 

CULTIVO:              Ideal para pequenos vasos, a H. attenuata é muito apreciada como planta de interior. Plante em substrato composto de 1 parte de terra de jardim, 1 de terra vegetal e 1 de areia grossa. Na primavera e verão, regue apenas  quando  o centímetro superior do substrato secar e, no outono e inverno, apenas o suficiente para o substrato não secar totalmente.  Mantenha a planta em local bem iluminado mas fora da luz solar direta, que altera a cor das folhas.

FLORAÇÃO:              A floração ocorre na primavera.

PROPAGAÇÃO:       A partir de rebentos que se formam nas laterais da planta mãe.

USOS
:
            Em interiores e terraços protegidos, em pequenos vasos sobre móveis, em terrários e jardins-no-prato formando conjuntos com outras suculentas,  etc. O crescimento lento e a facilidade de cultivo fazem desta planta uma boa opção como planta de interior, principalmente quando o espaço disponível é pequeno e o tempo livre do cultivador é pouco.

   

VOCÊ ENCONTRA OUTRAS PLANTAS NO
"CALENDÁRIO DO JARDIM 2015", SEU GUIA DE JARDINAGEM CASEIRA. 
PEÇA O SEU, CLICANDO NO LINK "FAÇA SEU PEDIDO"