Acesse nossas flores anteriores

 

COPO-DE-LEITE


       

NOME POPULAR        copo-de-leite, cala-branca, lírio-do-nilo, jarro

NOME CIENTÍFICO:    Zantedeschia aethiopica
                               
FAMÍLIA:                   Aráceas

DESCRIÇÃO:          O copo-de-leite é uma planta herbácea rizomatosa originária da África.  Forma touceiras cuja altura varia entre 50cm e 1m. As folhas, grandes e de pecíolo longo,  são bastante ornamentais. As inflorescências são formadas por uma espiga amarela central, chamada espádice, envolvida por uma falsa pétala espiralada, denominada espata,  que é branca na espécie Z. aethiopica  ou colorida na grande variedade dos híbridos. Como planta tóxica,  seu contato com a língua e lábios pode causar irritação e inchaço.

CULTIVO:                 Plante as mudas a sol pleno ou meia sombra, sem enterrar demais o rizoma.  A planta, que aprecia solos úmidos,  como a beira de lagos, pode ser cultivada também em vasos e canteiros, com substrato rico em matéria orgânica,  desde que irrigado regularmente para evitar que seque. Desenvolve-se melhor em regiões de clima mais frio, não tolerando altas temperaturas.

FLORAÇÃO:              A floração ocorre durante a primavera e o verão.

PROPAGAÇÃO:       Após a floração, separe os filhotes formados junto ao rizoma da planta-mãe e plante conforme instruções acima.

USOS
:
             O copo-de-leite  vai bem quando plantado junto a lagos e tanques, assim como, em vasos, em canteiros  ao longo de muros ou formando maciços. Como flor de corte,  é largamente usado em arranjos florais em casamentos e funerais porque simboliza a pureza, a paz e o renascimento. Aparece também com  frequência em quadros de inspiração religiosa.