Acesse nossas flores anteriores

ESTEFANOTE

 

NOMES POPULARES: flor-de-noiva
                             jasmim-de-madagascar
    

NOME CIENTÍFICO: Stephanotis  floribunda

FAMÍLIA:                Asclepiadáceas

DESCRIÇÃO:        O estefanote é uma trepadeira herbácea volúvel, com seiva leitosa, originária de Madagascar. Possui ramagem ramificada e crescimento moderado. As flores são tubulares, brancas,  pequenas e cerosas, e exalam intenso perfume. As folhas são ovais, coriáceas e de um verde-brilhante. Seus galhos podem alcançar 3m ou mais de comprimento.

FLORAÇÃO:         O florescimento ocorre na primavera e verão, mas seu início pode ser afetado por variações climáticas.        

CULTIVO:             O estefanote é uma bela planta, mas requer alguns cuidados. Pode ser plantada no chão ou em vaso, desde que o local seja bem iluminado, mas protegido dos raios diretos do sol, nas horas mais quentes do dia. O solo deve ser rico em matéria orgânica e oferecer boa drenagem. As regas são esparsas; o encharcamento é a causa mais frequente do insucesso no seu cultivo. Diminua as regas nos meses mais frios. Na primavera e verão, faça a cada 40 dias uma aplicação de fertilizante químico, especial para flores, ou incorpore matéria orgânica ao solo. Uma vez terminada a floração, faça uma poda de limpeza, eliminando folhas secas, galhos quebrados e tortos e orientando os galhos na direção desejada. Reage mal a mudanças rápidas de temperatura e não vai bem em regiões com invernos muito frios.

  
PROPAGAÇÃO
:
     Multiplica-se  por estacas feitas após o período de florescimento  e também por sementes. O sucesso da semeadura depende de fatores como substrato apropriado, umidade constante e escolha de local bem iluminado e protegido contra intempéries  e sol direto.

USOS:            No chão ou em vasos, necessita de apoio para crescer: grades, colunas, pérgolas treliças, etc. Devido ao seu intenso perfume, é usado com frequência em buquês de noiva, razão do nome flor-de-noiva.