Acesse nossas flores anteriores

ORQUÍDEA OLHO-DE-BONECA

     

NOME CIENTÍFICO:   Dendrobium nobile Lindl                               

NOMES POPULARES      dendróbio, olho-de-boneca

FAMÍLIA:                   Orquidáceas

DESCRIÇÃO:           Esta orquídea, de origem asiática,  é uma planta epífita, isto é, vive sobre outra apenas para suporte, alimentando-se do ar, da chuva e dos detritos acumulados; não é parasita nem prejudica a planta hospedeira. Possui pseudobulbos  com nós e entre-nós bem sulcados e forma grandes touceiras. As folhas, finas e curtas, surgem entre os nós, assim como as flores, de cores variadas, que duram cerca de 30 dias. É um dos gêneros com maior número de espécies.

CULTIVO:                De fácil cultivo, desenvolve-se bem a sol pleno ou meia sombra, em local com boa circulação de ar; em regiões com verões muito quentes, é recomendado protegê-las com tela sombrite 30%  para que o sol das horas mais quentes do dia não queime as folhas.  É cultivada com mais frequência em troncos de árvores, mas vai bem também em vasos com substrato à base de fibra de xaxim. Regue fartamente na época de crescimento, principalmente no verão,  mas espere até o substrato mostrar-se seco para regar novamente. Lembre-se que o excesso de água mata mais orquídeas do que a sua falta.   No final da primavera, terminada a floração, faça adubações mensais com NPK 20-20-20; no período verão-outono aplique NPK 4-14-8; no inverno interrompa a adubação; siga as instruções de aplicação contidas no rótulo do fertilizante.           

FLORAÇÃO:                  A floração ocorre do final do inverno a medos da primavera, quando as touceiras em flor dão um show de beleza.

PROPAGAÇÃO:         Multiplica-se por divisão de touceira e pelas brotações que se formam nos pseudobulbos.

USOS
:
              Como planta ornamental, a  olho-de-boneca é usada com mais frequência afixada em troncos de árvores no jardim, mas pode ser cultivada também em vasos mantidos fora ou dentro ou de casa, desde que em local ventilado e com boa iluminação .

VOCÊ ENCONTRA OUTRAS PLANTAS NO
"CALENDÁRIO DO JARDIM 2015", SEU GUIA DE JARDINAGEM CASEIRA. 
PEÇA O SEU, CLICANDO NO LINK "FAÇA SEU PEDIDO" NO SITE
www.calendariodojardim@gmail.com