Acesse nossas flores anteriores

CLEMÁTIS

      
 

NOME POPULAR       clemátis, clematite

NOME CIENTÍFICO:   Clematis x hybrida
                               
FAMÍLIA:                  Ranunculáceas

DESCRIÇÃO:          Nativa na Europa, Ásia e América do Norte, a clemátis é uma trepadeira semi-lenhosa, perene, de floração muito decorativa, ainda pouco usada no Brasil. Chega a quase 300 o número de espécies do gênero Clematis, passando de número ainda maior as variedades produzidas por hibridação. Seus galhos podem alcançar até 3m e para tornar a planta mais "folhuda" é preciso proceder a podas regulares, eliminando galhos secos e mal formados. A folhagem é verde-clara e as flores, simples ou dobradas, isoladas ou em grupos, podem ser brancas, amarelas, róseas ou vermelhas, dependendo da variedade.

CULTIVO:               A clemátis é flor de clima temperado, como o das regiões de altitude do sul e sudeste do país. Cultive  em solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem, à meia sombra ou a sol pleno,  porém não sob sol tropical. A falta de água, assim como o encharcamento, prejudicam seu desenvolvimento.  A planta deve ser adubada anualmente.
                   
FLORAÇÃO:  
            A floração ocorre da primavera ao outono.

PROPAGAÇÃO:       A propagação se faz mais facilmente por alporquia do que por estaquia e sementes. Para resultados mais rápidos, o cultivo pode ser feito a partir de mudas obtidas de viveiristas idôneos.

USOS
:
           Esta trepadeira volúvel de floração muito decorativa deve ser plantada junto a muro, treliça ou cerca onde possa se enroscar.