Acesse nossas flores anteriores

ESPIRRADEIRA

 

      

 

NOMES POPULARES:   espirradeira, oleandro e loureiro-rosa, entre outros.  
                               
                                                                

NOME CIENTÍFICO:    Nerium oleander 
                               
FAMÍLIA:                   Apocináceas

DESCRIÇÃO:            Nativa da Ásia Menor e África, a espirradeira é uma bela arvoreta florífera de 3 a 4 m de altura. É planta rústica, muito ramificada, com folhas coriáceas verde-escuras e flores brancas ou em várias tonalidades de rosa; há ainda a variedade amarela. Apesar de muito ornamental e de uso frequente em projetos paisagísticos, todas as partes da planta, frescas ou secas, são altamente tóxicas, podendo causar sérios problemas cardíacos e digestivos; nunca coloque partes da planta na boca  nem utilize amarradinhos de folhas para borrifar água salgada em churrascos ou galhos como espeto; também, não toque os olhos com a mão suja com o látex que a planta possui.

 CULTIVO:                Plante em local ensolarado,  em solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem.  Devido à sua rusticidade, tolera bem temperaturas altas e baixas, assim como a falta de água.  Tem crescimento rápido e as floradas são abundantes. Pode ser cultivada como arbusto, mas, querendo transformá-la em uma pequena árvore, basta eliminar os galhos inferiores, deixando apenas um, que engrossará e formará o tronco da futura arvoreta. Aceita poda anual depois da floração.  Por ser tóxica, é aconselhável que você use luvas no manuseio da planta e escolha local fora do alcance de crianças pequenas e animais caseiros para plantá-la.

FLORAÇÃO:             A floração vai do início da primavera ao fim do verão. As flores, que se formam na ponta dos galhos, podem ser simples ou dobradas; as de coloração rósea são as mais comuns e as amarelas as mais raras.

PROPAGAÇÃO:        Multiplica-se facilmente por sementes ou por estacas, no verão.

USOS
:
              É largamente utilizada em parques e jardins públicos; como árvore para calçadas, é indicada para ruas estreitas e plantio sob fiação elétrica, devido à sua pouca altura; como arbusto, forma maciços junto a cercas e muros.