Acesse nossas flores anteriores

ESPADA-DE-SÃO-JORGE

      

 


NOME CIENTÍFICO:   Sansevieria trifasciata var. laurentii                               

NOMES POPULARES      rabo-de-lagarto, língua-de-sogra, sanseviéria

FAMÍLIA:                   Asparagáceas

DESCRIÇÃO:            De origem africana,  o gênero  Sansevieria  é constituído por herbáceas perenes rizomatosas, sem caule, com folhas espessas. Esse gênero compreende várias espécies, conhecidas pelos nomes populares de  espada-de-são-jorge, lança-de-são-jorge, espada-azul, espada larga, espadinha e espadinha-anã, esta última em formato de rosetas com 20cm de altura. A S. trifasciata  var. laurentii forma touceiras com  70 a 90cm de altura e possui folhas verde-acinzentadas com estrias, que se alternam em duas tonalidades; algumas variedades possuem folhas com margens amareladas. As inflorescências, com flores pequenas branco-esverdeadas, formam-se ao longo de espigas que surgem por entre as folhas. Embora tenham vida curta e sejam de importância secundária,  são belas enquanto duram e deixam no ar uma leve fragrância adocicada.

CULTIVO:                     Podem ser cultivadas a sol pleno ou meia sombra e apresentam grande resistência ao frio e ao calor; crescem bem em solos de baixa fertilidade e requerem poucos cuidados de manutenção. Dentro de casa, vão bem em locais com baixa iluminação. É importante  evitar regas demasiadas, para não causar o apodrecimento da planta. Deixe a terra secar bem entre cada rega e não adube mais que uma vez ao ano. Troque a planta de vaso assim que as raízes preencherem o vaso .

FLORAÇÃO:                  A floração ocorre no meio do inverno e tem curta duração.

PROPAGAÇÃO:         Multiplica-se por rizomas e divisão de touceira.

USOS
:
                Como planta ornamental, a  espada-de-são-jorge é usada em canteiros  e em vasos mantidos dentro ou fora de casa. Nas religiões afro-brasileiras, é  usada para neutralizar as energias negativas do ambiente  e é chamada de espada-de-ogum.  De acordo com pesquisas da NASA,  é uma das plantas que ajudam a purificar o ar em ambientes  fechados, absorvendo substâncias tóxicas liberadas por madeiras, tintas e tecidos sintéticos.

VOCÊ ENCONTRA OUTRAS PLANTAS NO
"CALENDÁRIO DO JARDIM 2014", SEU GUIA DE JARDINAGEM CASEIRA. 
PEÇA O SEU, CLICANDO NO LINK "FAÇA SEU PEDIDO" NO SITE
www.calendariodojardim@gmail.com