Acesse nossas flores anteriores

PATA-DE-VACA
 

NOMES POPULARES:    casco-de-vaca
                                unha-de-vaca
                                                           
 
NOME CIENTÍFICO:    Bauhinia variegata
                               
FAMÍLIA:                   Leguminosas (cesalpinioídeas)

DESCRIÇÃO:           A planta deve seu nome ao formato de suas folhas, que lembram a pegada da vaca. No Brasil existem várias espécies nativas, que são pouco cultivadas; o que se vê na arborização urbana é a espécie B.variegata, originária da China e da Índia, que alcança cerca de 7m de altura,  possui copa densa, de formato arredondado, e que perde parcialmente as folhas no inverno.  

FLORAÇÃO:               A floração se estende de junho a setembro; as flores se apresentam em inflorescências formadas na ponta dos ramos; possuem 5 pétalas ovaladas, sendo a inferior maior e com mancha roxa. Há variedades rosa, lilás e branca. 

CULTIVO              É de fácil cultivo e se desenvolve bem em regiões  de clima tropical e sub-tropical. Em locais úmidos, a planta é mais sujeita ao ataque do besouro serrador; o galho serrado, que se desprende e cai no chão, é usado pela fêmea para nele colocar seus os ovos, razão pela qual é importante não só removê-los como também queimá-los para acabar com a infestação.   
  

PROPAGAÇÃO
:
        Multiplica-se  facilmente por sementes; o crescimento da árvore é rápido e  o florescimento ocorre a partir do segundo ano.  

USOS:                A pata-de-vaca tem grande valor paisagístico, sendo usada com frequência na arborização de ruas, parques e jardins.