Acesse nossas flores anteriores

CEREJEIRA-DO-JAPÃO

   


NOME CIENTÍFICO:   Prunus campanulata                               

NOMES POPULARES      cerejeira, cerejeira-de-okinawa, cerejeira-do-japão, cerejeira-rosa

FAMÍLIA:                   Rosáceas

DESCRIÇÃO:            De origem asiática,  a cerejeira-do-japão é uma árvore de clima temperado. Seu crescimento é lento, alcançando  4 a 6 metros de altura, com copa de 3 a 4m de diâmetro.  As folhas, que caem no inverno, são ovais, estreitas e com pequenos dentes nas bordas. As flores, simples ou dobradas,  sem perfume, são róseo-avermelhadas e se apresentam em inflorescência racemosa, isto é, em cacho. Das inúmeras variedades trazidas pelos japoneses no início do século, a Okinawa foi uma das que melhor se adaptou ao clima de São Paulo e dos estados da região Sul do país.   A flor da cerejeira, "Sakura" em japonês, é a flor símbolo do Japão e sua florada, no início da primavera,  é um acontecimento nacional comemorado com o "Hanami", ou apreciação das flores, e piqueniques  sob as árvores em flor.

CULTIVO:                    As cerejeiras são plantas rústicas e de baixa manutenção, mas exigem alguns cuidados: local com sol a maior parte do dia; terreno com boa drenagem, pois não suportam encharcamento; plantio em covas de 1mx1mx1m, preenchidas com substrato preparado com composto orgânico (40%), areia (40%) e argila (20%); espaçamento de 7m entre mudas; não fazer podas drásticas; adubar  pelo menos uma vez ao ano com NPK 4 14 8. As mudas florescem apenas 4 a 5 anos após o plantio.

FLORAÇÃO:                  A florada, que em São Paulo ocorre entre junho e julho, é um  belo espetáculo, mas de curta duração, ou seja, não mais que alguns dias. Atrai abelhas e grande diversidade de pássaros.

PROPAGAÇÃO:         Multiplica-se por sementes.

USOS
:
                Devido a seu florescimento espetacular, é usada em jardins residenciais e parques, tanto como planta isolada como em renques. Presta-se ainda para cultivo em vasos e para a formação de Bonsai.

  

VOCÊ ENCONTRA OUTRAS PLANTAS NO
"CALENDÁRIO DO JARDIM 2014", SEU GUIA DE JARDINAGEM CASEIRA. 
PEÇA O SEU, CLICANDO NO LINK "FAÇA SEU PEDIDO" NO SITE
www.calendariodojardim@gmail.com