Acesse nossas flores anteriores

ACÁCIA-MIMOSA

 

NOMES POPULARES:   mimosa, acácia  
                               
                                                                

NOME CIENTÍFICO:    Acacia podalyraefolia 
                               
FAMÍLIA:                   Leguminosae-mimosoideae

DESCRIÇÃO:          A acácia-mimosa é uma árvore muito ornamental, originária da Austrália, de 6 a 7 m de altura. Possui tronco liso acinzentado e copa perene. As folhas são verde-acinzentadas e as flores, amarelas, estão reunidas em inflorescências. As sementes são pequenas e achatadas, e encontram-se dentro de vagens que adquirem a coloração marrom quando maduras. É a árvore símbolo da Maçonaria.

 CULTIVO:                 Gosta de clima frio e resiste bem a baixas temperaturas, mas precisa de sol pleno. Não é recomendada para cultivo em regiões tropicais; vai bem no Sul e Sudeste do Brasil. Prefere solo argilo-arenoso, rico em  matéria orgânica.  Floresce a partir do segundo ano de vida. É planta frágil e, embora tenha crescimento rápido, tem vida relativamente curta, não passando muito dos 15 anos.

FLORAÇÃO:              O florescimento ocorre nos meses de inverno. As flores, reunidas em inflorescências, são em formato de pom-pom, pequenas,  amarelas e perfumadas.

PROPAGAÇÃO:      Multiplica-se exclusivamente por sementes, que devem ser postas para germinar em saquinhos ou caixotes com mistura de 2 partes de terra arenosa, 1 de terra argilosa e 1 de esterco curtido. A sementeira deve ser protegida do sol e da chuva e ser regada diariamente. A germinação ocorre dentro de aproximadamente 8 dias; a repicagem é feita após 25 dias ou quando a mudinha tiver 2 a 3 pares de folhas.

USOS
:
              O belo contraste formado pelo tom prateado das folhas e o amarelo das flores faz com que a acácia-mimosa tenha largo uso no paisagismo de jardins, ruas e parques. Por ser planta baixa, é ideal para plantio em calçadas, principalmente em ruas estreitas e sob  a fiação elétrica. Tem amplo uso também em arranjos florais.