Acesse nossas flores anteriores

GIRASSOL-MEXICANO

   

NOMES POPULARES:    girassol-mexicano, boldo-japonês    
                               
                                           
NOME CIENTÍFICO:    Tithonia diversifolia
                               
FAMÍLIA:                    das Compostas (Asteráceas)

DESCRIÇÃO:           O girassol-mexicano é um arbusto florífero perene semi-herbáceo, originário do México. Bastante rústico e ramificado, chega a alcançar 2m ou mais de altura; as folhas são grandes e recortadas e a flores, de um amarelo vivo, assemelham-se às dos girassóis. Atrai grande quantidade de borboletas. Não confundir com a Tithonia rotundifolia e aTithonia speciosa, que são espécies anuais, de menor porte e com flores de cor alaranjada .

CULTIVO:                Como planta rústica, é de fácil cultivo e não demanda outros cuidados além de sol pleno e solo bem drenado e rico em matéria orgânica; resiste  a altas temperaturas e à falta de água, mas não tolera geadas. Como tem tendência  a ser invasiva, requer espaço amplo para se expandir.

FLORAÇÃO:               Floresce abundantemente no outono-inverno,

PROPAGAÇÃO:
         Multiplica-se por sementes; as sementes para novos plantios devem ser postas para germinar na primavera;  as sementes de plantas já existentes, ao caírem no chão, germinam e formam novas mudas junto à planta-mãe.

USOS:                   Pode ser utilizada como planta isolada ou em grupos; é vista com frequência na área rural, ao longo de estradas, em campos abertos ou no meio da vegetação de bosques.