Acesse nossas flores anteriores

Jasmim-dos-poetas

 

 

NOME POPULAR       jasmim-dos-poetas

NOME CIENTÍFICO:   Jasminum polyanthum
                               
FAMÍLIA:                  Oleáceas

DESCRIÇÃO:           Originário da China, o jasmim dos poetas é uma trepadeira bastante ramificada, de ramos longos, e de crescimento moderado. As flores são  muito perfumadas e,  apesar de brancas,  possuem o cálice e o botão floral rosados, o que dá à ramagem um tom geral rosado.  As folhas são compostas por 5 a 7 folíolos.  A ramagem precisa de apoio que a suporte.

 CULTIVO:                A planta requer sol pleno e solo fértil, rico em matéria orgânica.  Para plantar, abrir cova de 40x40x40cm, ou maior, compatível com o tamanho do torrão, misturar à terra retirada 300g de húmus de minhoca ou esterco curtido e 100g de  farinha de ossos; colocar parte no fundo da cova, centralizar o torrão e preencher a cova com o resto da mistura, pressionando para não deixar espaços vazios. Regar bem após o plantio e também na primeira semana. É aconselhável repetir a adubação do plantio na estação das chuvas, incorporando-a à terra ao redor da planta. Sempre que necessário, elimine folhas secas e galhos quebrados e repare as amarras e tutores que sustentam a planta. 

FLORAÇÃO:            O florescimento, que  ocorre durante o outono e o inverno, é mais intenso em regiões de altitude e clima ameno. O perfume intenso das flores nem sempre agrada a todos, por isso é aconselhável escolher o local de plantio com cuidado.

PROPAGAÇÃO:       Reproduz-se por estacas retiradas logo após o término da floração e postas para enraizar em sacos plásticos, com partes iguais de um substrato leve e areia, mantido úmido.

USOS
:
            Sendo planta que necessita de apoio para a ramagem, ela é indicada para plantio junto a muros, pérgolas, caramanchões e treliças.  Pode ser cultivada também em vasos.