Acesse nossas flores anteriores

FLOR-DE-FOGO

 

NOMES POPULARES:    Também conhecida como escovinha, escova-de-macaco e bicho-cabeludo

NOME CIENTÍFICO:    Combretum fruticosum
                               
FAMÍLIA:                   Família das combretáceas

DESCRIÇÃO:          A flor-de-fogo é uma trepadeira perene muito ramificada e de crescimento vigoroso, nativa em quase todo o território brasileiro. Ela deve seu nome à cor e à forma das inflorescências, compostas por flores com estames amarelo-alaranjados que lembram uma escova. As folhas são bronzeadas quando nascem e verde-escuras quando maduras. Os frutos são vermelhos e decorativos. Pode alcançar até 6 metros de altura.

CULTIVO:              Plantar a sol pleno, em terreno rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Regar regularmente e, para garantir floração abundante, fazer adubações na primavera e no verão. Embora seja planta tropical, suporta bem o frio e geadas leves.

FLORAÇÃO:              A floração ocorre principalmente no verão e atrai beija-flores e abelhas.

PROPAGAÇÃO:       Reproduz-se por sementes ou estacas cortadas no final do inverno.  Para quem tem pressa, há mudas comerciais que apressam o resultado final.

USOS
:
             A flor-de-fogo pode ser usada sobre caramanchões, pérgolas, muros e pórticos ou ainda para formar cercas-vivas.  Com podas e tutoramento adequados, pode ser usada no solo ou em vasos como arbusto ou arvoreta.

     

VOCÊ ENCONTRA OUTRAS PLANTAS NATIVAS BRASILEIRAS NO
CALENDÁRIO DO JARDIM 2014, SEU GUIA DE JARDINAGEM CASEIRA. 
PEÇA JÁ O SEU CLICANDO NO LINK "FAÇA SEU PEDIDO"