Acesse nossas flores anteriores

ONZE-HORAS

NOMES POPULARES:     portulaca, onze-horas, beldroega

NOME CIENTÍFICO:    Portulaca grandiflora  e Portulaca oleracea
                               
FAMÍLIA:                   Família das Portulacáceas

DESCRIÇÃO:          A Portulaca grandiflora, nativa do Brasil, e a  Portulaca oleracea, originária da Europa, são plantas herbáceas de folhas suculentas, cilíndricas, que devem seu nome popular - onze-horas - ao fato de as flores se abrirem com o sol forte desse horário.  De fácil cultivo e pouco exigente quanto aos cuidados de manutenção, a planta, cuja altura não passa dos 20cm, possui flores  que podem ser brancas, róseas, vermelhas,  amarelas ou mescladas e, ainda, singelas ou dobradas. São de fácil cultivo e exigem poucos cuidados de manutenção. 

CULTIVO:              Plantar na primavera e no verão, a sol pleno, em terreno rico em matéria orgânica, com pelo menos 4 horas de sol direto por dia. Em canteiros, o espaçamento entre mudas deve ser  de 15cm a 20cm. Nos meses mais quentes, regue diariamente se não chover e, nos meses mais frios, a cada 2 ou 3 dias. Embora prefiram zonas de temperaturas mais elevas, podem ser cultivada em quase todo o país. Toleram bem geadas.

FLORAÇÃO:              A floração ocorre principalmente na primavera e no verão. As flores abrem diariamente nas horas mais quentes do dia e fecham quando a luminosidade diminui.

PROPAGAÇÃO:       Reproduzem-se por sementes, postas a germinar na primavera e verão. Siga as instruções de plantio contidas no envelope de sementes.  Para quem tem pressa, há mudas comerciais já com botões que apressam o resultado final.

USOS
:
             A planta é ideal para quem tem pouco espaço, pois vai bem em vasos pendentes e  jardineiras, sempre mantidos em local de pleno sol. Onde espaço não é problema, podem forrar canteiros e bordaduras.

     

VOCÊ ENCONTRA OUTRAS PLANTAS NATIVAS BRASILEIRAS NO
CALENDÁRIO DO JARDIM 2014, SEU GUIA DE JARDINAGEM CASEIRA. 
PEÇA JÁ O SEU.