Acesse nossas flores anteriores

CAPIM-DOS-PAMPAS


       

NOMES POPULARES:     cana-dos-pampas, cortadeira, pluma e penacho-branco, entre outros

NOME CIENTÍFICO:    Cortaderia selloana
                               
FAMÍLIA:                   O capim-dos-pampas pertence à  família das Poáceas ou  Gramíneas. Essa família inclui os chamados capins e tem grande importância para a economia humana pois a ela pertencem também, entre muitos outros,  o trigo, o arroz, o milho e a cana-de-açúcar.

DESCRIÇÃO:           O capim-dos-pampas é uma planta ornamental perene de grande porte e beleza, nativa dos pampas no sul do Brasil e da  Argentina. Alcança até 2,5m de altura e as inflorescências, em formato de grandes plumas, possuem coloração esbranquiçada, amarelada ou arroxeada. A folhagem é densa, constituída por folhas longas, lineares, de coloração verde-azulada.

CULTIVO:              Vai melhor quando cultivado a sol pleno. De fácil cultivo, prefere solo úmido e fértil e suporta  bem variações de temperaturas e ventos fortes.   Fica mais valorizado se plantado em  espaços amplos e abertos, como gramados, que ressaltam o valor ornamental da planta.

FLORAÇÃO:              A floração ocorre do verão ao outono

PROPAGAÇÃO:       Reproduz-se por sementes ou divisão de touceira.

USOS
:
             Além do plantio isolado em áreas abertas, vai bem ao longo de lagos e em renques junto a cercas. Como flor de corte,  suas plumas têm longa duração.


   

QUER CONHECER OUTRAS PLANTAS NATIVAS BRASILEIRAS?
O CALENDÁRIO DO JARDIM 2014 TEM. 
PEÇA JÁ O SEU.