Acesse nossas flores anteriores

Série "Arbustos que encantam pelas flores ou pela folhagem"

GREVÍLEA

 
 

NOME POPULAR       Grevílea, grevílea-de-jardim, grevílea-anã

NOME CIENTÍFICO:   Grevillea banksii

                               
FAMÍLIA:                 das Proteáceas

DESCRIÇÃO:          A grevílea é um arbusto perene grande, muito ramificado, originário da Austrália, com alturas que variam de 2m a 6m.  Possui folhas com folíolos verde-acinzentados na face de cima e esbranquiçados na  face de baixo. As flores, em geral vermelhas, são pequenas e dispostas em pares em espigas terminais cilíndricas.

CULTIVO:         De fácil cultivo e baixa manutenção, esta planta é de clima subtropical e tolera bem as geadas.  Plante a sol pleno, em solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Regue o suficiente para manter o solo úmido, mas não encharcado. Anualmente, no começo do outono e no fim do inverno, aplique  adubação NPK10-10-10, conforme instruções na embalagem do produto. Faça regularmente poda de limpeza, para eliminar folhas e galhos seco, e poda de formação, se quiser controlar o crescimento da planta.

     

FLORAÇÃO:         Muito procurada por beija-flores e outros pássaros, a grevílea floresce o ano todo, principalmente durante a primavera. Embora as flores vermelhas sejam as mais comuns, a cultivar "Alba" apresenta inflorescências brancas.                    

PROPAGAÇÃO:    Reproduz-se por sementes, que devem ser postas para germinar assim que colhidas.

USOS
:
        
 Na arborização urbana é usada principalmente como arvoreta e, em jardins residenciais,  como arvoreta, arbusto isolado ou em grupos. 

  

Siga-nos no