Acesse nossas flores anteriores
 

AZALEIA

Série "Arbustos que encantam pelas flores ou pela folhagem"
 

NOME POPULAR:  Azaleia 

NOME CIENTÍFICO: Rhododendron  simsii

FAMÍLIA:  Ericáceas.

DESCRIÇÃO:  Originária da China, a azaleia é um arbusto lenhoso muito decorativo, que encanta pelo colorido de suas  flores. O grande número de variedades japonesas híbridadas inclui plantas com flores singelas ou dobradas, cuja cor varia do branco puro ao sulferino, passando pelo rosa  e o coral. No Brasil são raras as azaleias amarelas. A altura varia bastante; vai das anãs, com 30 cm, até outras que podem alcançar 2 m ou mais. 

FLORAÇÃO:  Conforme as condições climáticas de cada região, o apogeu da floração ocorre em  épocas diferentes durante o
outono e o inverno.

PROPAGAÇÃO:  Reproduz-se por estacas, alporques ou hastes enraizadas.

CULTIVO:
  É planta de solo ácido e fácil cultivo; nunca adicione calcário ao solo junto a ela. Vai bem a sol pleno ou meia sombra e não é exigente quanto ao tipo de solo, desde que rico em matéria orgânica. Deve-se evitar regas excessivas que deixem a terra encharcada, principalmente se a planta estiver em vasos. É pouco atacada por pragas e doenças. Pode ser mantida em sua forma original ou então podada após a floração. Sugere-se que aquelas em vasos sejam re-envasadas após a floração e recebam nova aplicação de adubo orgânico. 

USOS:  É  usada  em cercas vivas, em maciços, como planta única e também em vasos. Muito usada em locais públicos, traz cor e beleza para o cenário cinza das cidades nos dias de inverno.


 

Siga-nos no