Acesse nossas flores anteriores

CÁSSIA IMPERIAL

       

NOME POPULAR:         cássia-fístula, canafístula, chuva-de-ouro   
                               
                                                                

NOME CIENTÍFICO:   Cassia fistula
                                
FAMÍLIA:                  leguminosas-cesalpinoídeas

DESCRIÇÃO:          Árvore de folhagem decídua, nativa das regiões tropicais da Ásia, a cássia-imperial é encontrada em regiões de clima quente e úmido do planeta. Nas Américas,  ela é cultivada desde o Brasil até a Flórida. Tem crescimento rápido,  alcançando  5 a 10m de altura. Possui folhagem verde-acinzentada e belas flores amarelas perfumadas, em longos cachos pendentes; os ramos são longos e recurvados e a copa, de cerca de 4m de diâmetro, tem formato arredondado. Produz  vagens cilíndricas longas, de coloração escura, que abrigam as sementes.

 CULTIVO:              É de fácil cultivo mas requer sol pleno, solo rico em matéria orgânica e irrigação frequente. Recomenda-se um adubação anual com NPK 10-10-10, seguindo indicações da embalagem do produto, e   aplicações de húmus de minhoca a cada 6 meses  para fornecer micro-nutrientes à planta. As plantas adultas suportam  bem períodos curtos de falta de água. Infestação por lagartas e doenças por fungos, quando surgirem, devem ser prontamente combatidas, com aplicações de lagarticidas e fungicidas ou até mesmo com a poda dos galhos mais atacados.

FLORAÇÃO:              O florescimento ocorre entre dezembro e abril, ocasião em que as longas inflorescências, de cerca de 30 cm de comprimento, cobrem a copa e transformam a árvore num ponto de atração.

PROPAGAÇÃO:
        Multiplica-se por sementes, que devem ser escarificadas e mergulhadas em água por alguma horas antes do plantio. Não aceita bem o transplante. Sementes e mudas já formadas podem ser adquiridas em viveiristas ou através de sites da internet.

USOS:               Pode ser cultivada isoladamente ou em pequenos grupos, sempre levando em conta o espaço que vai ocupar ao alcançar  a idade adulta. É ideal para jardins amplos, calçadas e parques. Além de seu alto valor ornamental a cássia-imperial é utilizada  na fitoterapia.