Acesse nossas flores anteriores

SÉRIE - ÁRVORES EM FLOR NA CIDADE DE SÃO PAULO

 

FLAMBOIà  

 

NOMES POPULARES:          flamboiã, flamboyant, poinciana

    
NOME CIENTÍFICO:       Delonix regia                            
                                
FAMÍLIA:                      Leguminosae-caesalpinioideae

DESCRIÇÃO:                  Árvore decídua originária de Madagascar, de 10 a 12m de altura. Possui ramagem forte horizontal, resultando em copa grande em formato de guarda-chuva achatado. As folhas, que caem no período de repouso da planta, são formadas por numerosos folíolos pequenos de 2-3cm de comprimento. As flores são grandes e possuem 5 pétalas, uma delas listrada de amarelo. O colorido das flores varia do vermelho-sangue ao alaranjado-claro. Existe também a variedade com flores amarelas.

 

FLORAÇÃO:         Fim da primavera e início do verão, com maior intensidade em novembro e dezembro. Temperaturas amenas no inverno e na primavera resultam em geral em floradas mais exuberantes.

PROPAGAÇÃO:         A propagação se faz apenas por sementes que se formam em vagens; por serem muito duras, as sementes devem ser escarificadas antes do plantio para facilitar a germinação.

USOS:                  Própria para parques e jardins, mas não recomendada para plantio em calçadas nem junto a edificações, devido às raízes grandes e superficiais. Para uso em calçadas, recomenda-se o flamboiãzinho (Caesalpinia pulcherrima), versão de menor porte, que não passa de 3 a 4 m de altura, não interfere na fiação elétrica e não necessita de podas deformantes.