Acesse nossas flores anteriores

SÉRIE - ÁRVORES EM FLOR NA CIDADE DE SÃO PAULO

 

IPÊ-BRANCO  

 

NOMES POPULARES:            ipê-branco

                                      pau-d'arco

                                      ipê-do-cerrado                                

    
NOME CIENTÍFICO:       Tabebuia roseo-alba                            
                                
FAMÍLIA:                      Bignoniáceas

 

       

 

DESCRIÇÃO:            Nativa do Brasil, esta árvore de 7-16m de altura e porte piramidal é encontrada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. É uma planta decídua, isto é, perde as folhas durante o período de floração. Possui tronco reto, de 40-50cm de diâmetro e folhagem verde-azulada.

CULTIVO:               É planta rústica, pouco exigente quanto à fertilidade do solo. Deve ser plantada a sol pleno e em solo com boa drenagem, uma vez que não aprecia terrenos encharcados.   Resiste bem a estiagens prolongadas.

FLORAÇÃO:               Floresce principalmente de agosto a outubro.

PROPAGAÇÃO:         Produz anualmente grande número de sementes que devem ser postas para germinar em sementeiras assim que colhidas. A germinação ocorre entre 8-18 dias e, assim que as mudas alcançarem 4-6cm, devem ser transplantadas para embalagens individuais, podendo ser plantadas em local definitivo após 3-4 meses.

USOS:                     Por seu valor ornamental é muito usada no paisagismo de jardins residenciais, parques e  ruas, principalmente naquelas com calçadas estreitas e fiação elétrica, devido ao seu porte médio.