Acesse nossas flores anteriores

SÉRIE - ÁRVORES EM FLOR NA CIDADE DE SÃO PAULO

MANACÁ-DA-SERRA ANÃO

 

NOMES POPULARES:   manacá-da-serra, cuipeuna
                                                                                         
NOME CIENTÍFICO:   Tibouchina mutabilis "Nana"
                                
FAMÍLIA:                  Melastomataceae

 

DESCRIÇÃO:          Nativo do Brasil, o manacá-da-serra anão é uma variedade arbustiva que difere da forma arbórea tanto quanto à altura como quanto à época de floração: alcança pouco mais que 3 m e as flores surgem em abundância no inverno, não no verão.  As flores são grandes, apresentando-se de forma isolada ou em grupos. Brancas ao desabrocharem, adquirem tons  arroxeados à medida que envelhecem. As folhas são verde-claras, ovaladas e pilosas.

 CULTIVO:             Plante em local com pelo menos 4 horas de sol pleno, em solo rico em matéria orgânica e irrigado regularmente. Se você cultivar em vasos, mantenha a terra afofada, úmida e renove a aplicação de matéria orgânica periodicamente. 

FLORAÇÃO:           A floração ocorre nos meses frios; o início e término podem variar conforme a região onde é cultivado.
PROPAGAÇÃO:         Reproduz-se normalmente por sementes, mas a variedade anã é reproduzida especialmente por estacas e alporques.

USOS:                  Muito utilizada no paisagismo, é uma boa opção para vasos, jardins residenciais, canteiros públicos e, também,  calçadas estreitas e com fiação elétrica. Suas raízes não são invasivas.