Acesse nossas flores anteriores

ÁRVORES EM FLOR NA CIDADE DE SÃO PAULO

QUARESMEIRA

Quem percorre a cidade nesta época do ano não pode deixar de se encantar com as quaresmeiras em flor, árvore nativa do Brasil, encontrada  principalmente nas encostas da mata  atlântica,  entre Rio de Janeiro e Bahia

NOMES POPULARES:    Quaresmeira, flor-de-quaresma, quaresma 

NOME CIENTÍFICO
:        Tibouchina granulosa, Cogn.

FAMÍLIA:                           Melastomatácea

DESCRIÇÃO:  A quaresmeira é uma árvore de porte regular que alcança cerca de 8 a 12m de altura. Há duas variedades, a de flor roxa e a de flor rosa, sendo a primeira a mais encontrada na natureza.  Possui tronco ligeiramente tortuoso, revestido por uma casca rugosa. As folhas têm textura áspera na face superior e os ramos mais jovens possuem arestas quadrangulares. Gosta de local ensolarado e não perde as folhas no inverno. A copa é densa e durante o florescimento fica praticamente coberta pelas flores. Há várias espécies de Tibouchina, entre elas a T. mutabilis, conhecida como manacá-da-serra.

    

FLORAÇÃO O florescimento ocorre em dois períodos do ano, entre junho e agosto e depois entre dezembro e março,  quando atinge  seu auge.

PROPAGAÇÃO Reproduz-se facilmente por sementes; em viveirista, é possível adquirir mudas de diferentes alturas.

CULTIVO:  Assim  como o manacá-da-serra, a quaresmeira não requer cuidados especiais, desenvolvendo-se bem em locais de sol pleno ou meia sombra e de clima quente e úmido. Não é exigente quanto ao solo. 

USOS As quaresmeiras produzem floradas abundantes e são por isso ótimas plantas ornamentais. Em calçadas, seu plantio deve observar certas normas: calçadas sem fiação elétrica, com no mínimo 2,50m  e com recuo das edificações. Dê mais cor a sua calçada ou jardim, plante um exemplar na cor da sua preferência,  rosa ou roxo.

     

VOCÊ ENCONTRA OUTRAS PLANTAS NO
"CALENDÁRIO DO JARDIM 2015", SEU GUIA DE JARDINAGEM CASEIRA.