Acesse nossas dicas anteriores

PRESENTEANDO COM ORQUÍDEAS

     
Cymbidium                                     Dendrobium

       
Phalaenopsis                               Cattleya     

A orquídea aparece cada vez mais como opção de presente  entre amigos e parentes. Ela encanta mas também pode assustar um pouco: dou água ou não dou água, ponho no sol ou na sombra, dentro ou fora de casa?
Se você ganhou uma e procura respostas para suas dúvidas, vão aqui pequenas dicas úteis, que se aplicam à maioria das orquídeas:

- Mantenha a etiqueta que traz o nome da orquídea; ela ajuda na pesquisa sobre como a planta deve ser tratada.

- Coloque a planta em local fresco e arejado, fora de correntes de vento e do sol direto.

- Não encharque o substrato; espere que ele fique quase seco antes de regar novamente; se o substrato for musgo ou terra, regue uma vez por semana; se for carvão, casca de pínus ou grãos de isopor regue com mais frequência. Não deixe água acumulada nos pratos.

- A cada 30 dias, pulverize a planta com um fertilizante líquido NPK 20-20-20, seguindo as indicações da embalagem.

- Não descarte sua planta quando as flores  terminarem. Enquanto espera pela próxima florada, que em geral ocorre no prazo de 1 ano, continue a dar a ela os cuidados de sempre. Mesmo perdendo seu lugar de  destaque dentro de casa, ela vai se desenvolver
 bem se colocada na sombra de uma árvore no quintal ou, em apartamentos, num patamar de janela ou área de serviço, enquanto espera pela próxima estação de flores.