Acesse nossas dicas anteriores

JARDINS PERFUMADOS

Se você está pensando em formar um jardim perfumado, mas não sabe o que plantar, damos aqui algumas sugestões que podem ajudar nessa empreitada.  Para que o perfume seja agradável, e não enjoativo, restrinja o número de variedades plantadas e não coloque plantas de perfume intenso muito próximas da casa, principalmente das janelas dos dormitórios.

     

   
angélica                          dama-da-noite                          goivo  

   
jasmim-dos-poetas              dracena perfumada             manacá-de-cheiro       

Angélica (Polianthes tuberosa) -  herbácea de 50-80cm de altura, cultivada em maciços e bordaduras; flores de perfume intenso; floresce no verão e outono.

Dama-da-noite (Cestrum nocturnum) -  arbusto muito ramificado usado como exemplar único; flores miúdas branco-amareladas  de perfume muito intenso à noite; floresce na primavera e no verão.

Goivo (Matthiola incana) - herbácea de 40-50cm de altura, usada em maciços e bordaduras; as flores, de várias cores, surgem na primavera.

Jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum) - trepadeira de crescimento moderado com flores brancas por dentro e róseas por fora; tem perfume delicado; floresce no outono e inverno.

Dracena perfumada (Dracaena fragrans) -  arbusto de tronco colunar que pode alcançar mais de 3m de altura; as inflorescências, com inúmeras flores branco-amareladas miúdas e muito perfumadas, surgem no inverno. O perfume é mais intenso à noite. Pode ser cultivada em vasos dentro de casa ou no jardim, formando conjunto ou cerca viva.

Manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora) - arbusto muito ramificado de 2 a 3m de altura; flores azul-violeta quando abrem, que passam a brancas depois. Tem perfume delicado e floresce na primavera e no verão.