Acesse nossas dicas anteriores

PLANTAS NATIVAS, EXÓTICAS E INVASORAS

Uma espécie vegetal nativa é aquela que ocorre espontaneamente num determinado ecossistema. Uma vez transportada para fora da flora original local, seja dentro ou fora do seu país de origem, passa a ser considerada  espécie exótica.  Entre as exóticas,  umas se adaptam ao novo clima sem causar danos ambientais; outras, porém, as consideradas invasoras, podem se alastrar sem controle, tornando-se ameaça não só para as nativas como para o equilíbrio do ecossistema onde se instalam.

Algumas das vantagens em cultivar plantas nativas:
1- Fornecem o alimento que os animais nativos precisam.
2 - Dificilmente são atacadas por pragas, pois já desenvolveram defesas.
3- A relação entre os nutrientes disponíveis no solo e as necessidades da planta é harmoniosa.
4- Os pássaros procuram as nativas para fazer seus ninhos.



Buganvília ou primavera (Bougainvillea glabra) - exemplo de arbusto escandente nativo do sul do Brasil. As flores são pequenas e sem valor ornamental, mas as  três brácteas que as envolvem, em vários tons de lilás, são as responsáveis pelo belo espetáculo na época da floração, que ocorre no outono e inverno.

 



Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis) - exemplo de arbusto exótico muito decorativo originário da Ásia tropical que apresenta grande número de variedades, com flores  simples ou dobradas,  cores diversas, pétalas de diferentes formatos e tamanhos.  Floresce com maior ou menor intensidade durante todo o ano.

 



Bambu-vara-de-pescar (Phyllostachys aurea) - exemplo de  planta exótica invasiva, originária da China, muito usada como cerca viva, em maciços ou ainda para evitar a erosão de barrancos.  De crescimento rápido, seus rizomas logo se estendem muito além do limite das áreas plantadas, tornando impossível o desenvolvimento de outras plantas ao seu redor. Erradicar um bambuzal é tarefa bastante árdua.

ESTAS E OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A FLORA BRASILEIRA VOCÊ ENCONTRA NO
CALENDÁRIO DO JARDIM 2014, SEU GUIA DE JARDINAGEM CASEIRA.
PEÇA JÁ O SEU, CLICANDO NO LINK "FAÇA SEU PEDIDO".