Acesse nossas dicas anteriores

 SEMEANDO EM BANDEJAS

 

Faça esta experiência fascinante: semeie ervas ou flores anuais em bandejas e acompanhe a germinação das sementes e o crescimento das primeiras folhinhas de uma nova planta.

         

 Você vai precisar de 1 bandeja de semeadura, de isopor ou plástico, com divisões, 1 envelope de sementes da planta desejada, 1 embalagem de 1kg de substrato para o plantio e 1  borrifador de água para plantas, tudo encontrado em lojas do ramo. Veja como proceder:

1 - Leia as informações contidas no verso do envelope das sementes e siga as instruções.
2 -Preencha as divisões da bandeja com o substrato até pouco abaixo da borda. Caso ele contenha partículas grandes, passe-o por peneira grossa antes de usar.
3 - Pressione o dedo sobre a terra de cada divisão e coloque 1 semente grande ou 2 ou 3 pequenas em cada sulco.
Cubra com uma camada fina do substrato. Coloque etiqueta com data e nome do que plantou.
4 - Duas vezes ao dia, borrife água sobre cada divisão, para manter a terra constantemente úmida, mas não encharcada. Se a terra secar, a semente não germinará.
5 - Nas duas primeiras semanas, mantenha a sementeira, dentro ou fora de casa, em local bem iluminado, mas ao abrigo da chuva e do sol direto. Depois de germinadas, elimine as mais fracas deixando apenas uma mudinha por divisão.
6 - Em geral, cerca de 40 dias após a semeadura as mudinhas estarão com 5 a 6 folhinhas definitivas e prontas para serem transplantadas para vasinhos intermediários, conforme o caso, ou para local definitivo. Para que elas se soltem inteirinhas, sem danificar o torrão, empurre a muda por baixo da bandeja.