Acesse nossas dicas anteriores
VOCÊ FALA "JARDINÊS"?
Assim como outros campos de atividade, a jardinagem também tem sua linguagem – o “jardinês” – que pode gerar dúvidas naqueles que estiverem se iniciando nessa ciência e arte. Conheça os significados de algumas palavras, que não são o que parecem ser.
Axila Ângulo formado pela folha sobre o ramo ou caule sobre o qual está inserida.
Capítulo Tipo de flor formada por um disco central, contendo inúmeras florzinhas miúdas cercadas por pétalas; o conjunto é sustentado por um pedúnculo único. Esta formação é típica da família das compostas, na qual se incluem margaridas, girassóis, etc.
Cálice Invólucro que cobre ou protege um botão floral; é formado por sépalas, ou seja, folhas semelhantes a pétalas.
Coroa Parte superior de uma árvore, incluindo os galhos
e a folhagem.
Dormência Período de descanso da planta em que há atividade fisiológica reduzida.
Gema Pequena protuberância em caule ou ramo que dá origem a uma flor, folha ou outro caule; o mesmo que olho, nó ou rebento.
Ladrão Nas plantas enxertadas, broto que nasce abaixo do ponto de enxertia e que, por tirar a seiva da planta, deve ser eliminado. Nas não enxertadas, surge como um broto vigoroso, que nasce junto à raiz e se desenvolve mais que os demais.
Planta caduca Também chamada de decídua; refere-se a árvores e arbustos que perdem as folhas ao fim da estação de crescimento, como o caquizeiro.
Suculenta Planta que armazena água em seus caules e/ou folhas,
como o cacto.
|
![]() |
|