Acesse nossas dicas anteriores

      
VOCÊ FALA "JARDINÊS"?
 

Assim como outros campos de atividade, a jardinagem também tem sua linguagem – o “jardinês” – que pode gerar dúvidas naqueles que estiverem se iniciando nessa ciência e arte. Conheça os significados de algumas palavras, que não são o que parecem ser.

Axila                     Ângulo formado pela folha sobre o ramo ou caule sobre o qual está inserida.

Capítulo                Tipo de flor formada por um disco central, contendo inúmeras florzinhas miúdas cercadas por pétalas; o conjunto é sustentado por um pedúnculo único. Esta formação é típica da família das compostas, na qual se incluem margaridas, girassóis, etc.

Cálice                   Invólucro que cobre ou protege um botão floral; é formado por sépalas, ou seja, folhas semelhantes a pétalas.

Coroa                   Parte superior de uma árvore, incluindo os galhos
                             e a folhagem.

Dormência            Período de descanso da planta em que há atividade fisiológica reduzida.

Gema                    Pequena protuberância em caule ou ramo que dá origem a uma flor, folha ou outro caule; o mesmo que olho, nó ou  rebento.

Ladrão                 Nas plantas enxertadas, broto que nasce  abaixo do ponto de enxertia e que, por tirar a seiva da planta, deve ser eliminado. Nas não enxertadas, surge como um broto vigoroso, que nasce junto à raiz e se desenvolve mais que os demais.

Planta caduca      Também chamada de decídua; refere-se a árvores e arbustos que perdem as folhas ao fim da estação de crescimento, como o caquizeiro.

Suculenta             Planta que armazena água em seus caules e/ou folhas,
                             como o cacto.